Tuesday, March 20, 2007

C-R-U-J-O

Cada vez que nos perguntam o nome, a nós(Crujaria), e em especial fora de Estremoz, temos invariavelmente que soletrar o apelido.
--Cruz? - perguntam.
--Não, Crujo.- E rapidamente soletramos, --C-R-U-J-O.
Ficam na mesma. Não entendem, não faz parte da lista de nomes que possuem em memória e... insistem:
--CUJO?
E, pacientemente, que ninguém tem culpa que o tetravô vivesse na Herdade da Corujeira, dizemos, com toda a calma:
--C...R...U...J...O.
Missão cumprida, fora a quantidade infinda de vezes que fica tudo rasurado.

Ora o interessante acontece, quando perguntam o nome a uma colega minha, que tem Cruz no apelido. Diz ela, que até é em todas as farmácias cá do burgo...
--CRUJO?
Responde ela, pronta e pacientemente, a sorrir, porque lhe adivinha as dúvidas:
--Não, não! CRUZ.

7 comments:

Martunis said...

Bom dia:

Desde que me lembro que o meu nome (Martim)suscita as seguintes dúvidas (Ainda hoje):

- chamam-me Martin, Martinho, Martins...'P.O seu nome? R.Martim! P. Desculpe? R. Martim!! P. Não percebi...?? R. MARTIM!!!!! COMO AQUELE QUE FICOU ENTALADO NA PORTA DO CASTELO!!!! (risota geral na sala...isto passou-se numa aula com 130 pessoas numa conversa com uma Professora da UCP. Baste dizer que no final do ano chumbei!!!!)

- Ou então...P. O seu nome? R: Martim. P. Errrrr...Martim...é nome? R. Queria que fosse o que...é Martim, não MARTINS!!!!

Como está a ver...tb sofro com isso!!

maria said...

Junto-me à festa: eu sou Barosa! na Marinha Grande os Barosa´s são aos molhos, damos nomes a ruas e até a terra mesmo ali ao lado se chama Barosa. De Leiria para baixo, Barosa deixa de ser viável: Barbosa, Barrosa, Barroso, Barros, até Bessa já me chamaram!!!... Hate it...

Tata said...

Sim, estes apelidos (e alguns nomes) suscitam dúvidas, porque não são comuns.

Mas também os há engraçados! Tivemos uma aluna na Secundária que se chamava Cambalhotas Pinotes e lembro-me de uns alunos meus em Viana do Alentejo, que se chamavam Tapisso (da parte da mãe)e Destapado (por parte do pai). Lá havia imensa gente com um e outro apelido, mas os dois juntos..., é que tem graça!

Martunis said...

Se lhe disser que na Escola Secundária da cidade Universitária em Lx, existia um:

- Luis Miguel Amante Bicha...

...se calhar tb vai axar engraçado! mas é verdade...existia mesmo; agora imagine o que 'brncavam' com ele. Coitado...

Martunis said...

Nenhuma das duas Crujo respondeu ao desafio que eu lancei no meu blog...

fico triste:(

Maggs said...

oh Martim, é o tempo, é o tempo! o que nos vem desorganizado!!! e eu não gosto, de todo, de me enumerar em definições... não sei se sou verdadeiramente boa nalguma coisa, não sei se sou verdadeiramente má nalguma outra coisa... não leves a mal!

Martunis said...

Oh...

aquilo é uma brincadeira Maggs. A piada tá mesmo aí...é para ser uma brincadeira;)

Mas não te preocupes que eu não fico xateado....nada disso;)

Como foi o fds alentejano?? ;)

Vai aparecendo...Beijos