Sunday, September 30, 2007

Pedopsiquiatria

não me tinha imaginado com crianças, aparte o período em que acreditei na Pediatria. também não me tinha previsto numa especialidade de coração tão cheio, onde cabem a Música, a Pintura, os jogos (de mesa ou os mais físicos!), o origami, os teatros, as caixas que se compram para colocar brinquedos, o chão, a escrita, a Filosofia, o Direito, a Poesia... é a Medicina que se faz de estórias.
nesta Medicina, também os diagnósticos nos surgem diferentes, muito para lá de uma articulação matemática de sintomas e sinais. aqui, conta o que sentimos, o espaço de dentro em que o outro se aloja em nós. e eu tinha dificuldade numa das sensações. tinha dificuldade em estranhar o estranho. no entanto, já há cerca de um mês (numa precisão que teria se conseguisse deixar-me aqui no tempo das coisas), pela primeira vez, vivi o tal olhar que perpassa, que nos invade de angústia e inquietação. e tive, juro, medo. um medo emanado de alguém com metade do meu tamanho, um terço da minha idade. mas um medo que foi um passo e, por isso, me soube bem!

5 comments:

Mar said...

Costuma dizer-se que o que sentimos é uma das melhores formas de fazermos o diagnóstico. Fico contente por estares a seguir esse rumo, quem sabe um dia trabalhamos mesmo juntas, como chegámos a falar. Saudades tuas. Um beijinho muito grande*

Tata said...

Também o medo é necessário na vida... também ele nos faz crescer.
Senti muitas vezes medo quando não sabia que turmas me calhariam e que alunos e que matérias. Cada vez mais te acho parecida comigo.
Fico feliz por saber (eu até já sabia, mas agora escreveste-o)que te sentes bem na Pedo.

Isaura said...

A Pedopsiq é, quiçá, a especialidade cujo teu coração é dos poucos q a consegue aconchegar. Nao a especialidade em si, claro está, mas todos aqueles cujo olhar te pode assustar, enternecer, vibrar, motivar. No fundo, é a Arte&Medicina. Tão para além de um saber médico, perto de um saber relacionar-se com, entrar no mundo de, quase sempre fechado aos outros. quem sabe esse medo que te fez dar o 1º passo + consciente de uma caminhada feliz, para ti, e para todos os que por ti passarão!
Força Maggs, há tantas coisas que acontecem na nossa vida q só + tarde descobrimos o porquê. Talvez começes agora a descobrir uma ponta do véu...;)

Mar said...

Estou a precisar MUITO da vossa ajuda.
Por favor vai ao meu blog (http://mardeavessos.blogspot.com), lê o texto "Pedido de Ajuda" e divulga-o o mais que puderes (mail, hi5, blog, boca-a-boca). OBRIGADA!

Mar said...

Só para acrescentar que, apesar de dizeres que nuncate tinhas imaginado numa especialidade da medicaina de coração tão cheio, eu sempre torci que optasses por ela e sempre foi aquela em que achei que fazias IMENSO sentido. Porque tu és um coração cheio, basta olhar para ti. A frase é pirosa, mas é bom ser piroso de vez em quando ;) Saudades tuas! Beijinhos e um abraço fechado*