Monday, February 26, 2007

Acabei de chegar de uma visita de estudo a Lisboa. Organizada pelo colega de Geografia, lá o acompanhei e a mais vinte e sete jovens. Em estudo a estrutura da cidade, as origens, a cidade intramuros e o crescimento contínuo para fora das muralhas do castelo.
Onde quer que paremos, têm uma vontade enorme de se sentar, mais parecendo que andaram quilómetros. Constantemente falam em comer..., ouvir o que os professores ensinam é que não, (mesmo ameaçados que será matéria a sair no próximo teste), claro, ninguém é de ferro não é? querem eles lá saber do pulmão da cidade ou quem foi o Martim Moniz, ou das ruínas do Carmo, para que é que isso interessa se o mp3 continua a debitar a música mil vezes ouvida e as sms continuam à borla?
Apesar de tudo, portaram-se bem e até gostaram.
Apesar de tudo, continuo a achar que nas visitas de estudo se conhecem outras facetas dos alunos.
Apesar de tudo, continuo a acreditar que, com persistência, eles até vão aprendendo alguma coisa.

No entanto, o ponto máximo desta visita de estudo, para mim, foi o abraço que dei às minhas filhas.

9 comments:

filipa said...

:D o meu ponto alto do dia também!

Tata said...

Estreaste-te nos "comments", Fipó!
Obrigada por retribuirem todo o amor que sinto por vocês!

Martunis said...

Deixe-me invadir este espaço, apenas para dizer que quando fazia visitas de estudo (e fiz algumas ao Alentejo), eram sempre dias de alta boa disposição: metia o nariz em tudo o que era sitio...

Tata said...

Sim, ainda hoje tenho alunos curiosos por natureza, que se entusiasmam pelo aprender, que querem saber de tudo um pouco, que aproveitam o que lhes ensinamos.
Infelizmente cada vez são menos.
E tenho pena...

Martunis said...

Deixe-me reinvadir este espaço só para dizer que tenho um amigo (estive com ele há dias) e ele foi seu aluno em Estremoz: o mundo é pequeno;)

Tata said...

Fiquei curiosa... Quem é?

Martunis said...

Chama-se Nelson Campanha: mas hoje já é um homenzinho de 28 anos;)

Já viram a pequenez deste muninho: conheci uma rapariga há anos, ela veio a ficar muito amiga da Margarida que por sua vez trabalha com a minha mãe no Hospital, e cuja mãe foi professora de um outro amigo meu. Small World.

Maggs said...

o Nelson é o irmão da Lina!! mundo ervilha, ervilha, ervilha!!!!

Tata said...

Lembro-me bem do Nelson Campanha. Já não sei é há quantos anos foi meu aluno.O mundo é realmente pequeno!

Lembro-me que uma vez a Margarida reconheceu um colega da Filipa (que só conhecia através de fotografias...), em Barcelona, numa fila, creio eu, da Sagrada Família...
É um entre tantos acasos, que nos levam a acreditar nisso mesmo!Se é pequeno o mundo... Portugal, então, é uma aldeiazita!
Contudo, a questão aqui não está na pequenez do mundo, mas na quantidade de alunos que eu já tive na vida.