Sunday, February 18, 2007

Testes!

Estou cansada de corrigir testes! É que nos testes, estou sempre a corrigir o mesmo, palavras mal escritas, sílabas que não estão lá, frases que não terminam o raciocínio, períodos que não têm fim, regras mais que básicas que teimam em esquecer, ooo em vez de uuu, ccc com cedilha antes de eee e de iii, só para mencionar uma ínfima amostra das imensas asneiras que vão ornamentando os trabalhinhos dos meus alunos.
Mas estive a pensar! Se fosse o cansaço de corrigir, cansaço só por si, também não me agradariam as fotobiografias, por exemplo, e isso não me acontece.
Às vezes também digo que estou cansada da escola. Mas não é das aulas, não. É de levantar cedo, é dos dias cinzentos e de chuva, é de apanhar o semáforo das Portas sempre vermelho, é da maneira automática como nos vamos comportando ao longo do dia, mas não é dos alunos.
Por isso, quando digo que estou "farta" dos testes, afinal... não é dos testes, não, é da incapacidade, por vezes inconfessada, de não lhes conseguir transmitir a importância do aprender.

3 comments:

Maggs said...

vamos sendo os papéis que temos, a nossa conduta rege-se nessa firme função dentro de nós depositada. e daí advém a rotina, que ora é, ora não é pensada. acontece, olha, vai-se vivendo! submerso nos papéis está o desempenho - temos somente que cumpri-lo com o melhor que de nós sabemos (convém que... bem.). assim, a cativação não nos cabe a nós! ela é papel do outro papel que recebeu intacto o nosso próprio-bom-papel.

Anjinho said...

Querida prima,
Por isso é que a riqueza,
Não se mede pela pobreza,
Mas pela educação,
Ensinada com paixão.

Tata said...

Obrigada pelas palavras! Bjs